Seminário de pesquisa ‘Favela é o Centro’, do Museu das Favelas, realiza primeiro evento em São Paulo
- 21/09/2023

O seminário tem como objetivo reunir pesquisadores para analisarem estudos periféricos.
Entre esta quinta-feira (21) e o próximo sábado (23), acontece o ‘Seminário de Pesquisa Favela é o Centro‘, anunciado pelo Museu das Favelas – que no último mês de julho levou uma exposição temporária para o ambiente virtual -, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e apresentado pelo Itaú Unibanco. Trazendo mesas de debate e oficinas que reúnem mais de 15 especialistas de diferentes estados brasileiros, o projeto tem o objetivo de contribuir para a disseminação de informações sobre as periferias e favelas do país.

O evento acontece no Auditório, às 19h, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Museu das Favelas no YouTube. Na sexta-feira (22), das 10h às 17h, no primeiro andar do Museu, ocorre a oficina ‘Debatendo o conceito de favelas com o IBGE‘. No mesmo dia, das 19h às 21h, no Auditório Estouro, acontece a primeira mesa de debate com o título: ‘Levantando Dados: Metodologias de Pesquisa na Quebrada‘.
No sábado (23), das 10h às 12h30, na Sala CORRE, ocorre a oficina de elaboração de verbetes para o Dicionário de Favelas Marielle Franco, com mediação de Thiago Ferreira e Caíque Azael, editores do site que reúne mais de 1.700 verbetes a respeito de referências sobre favelas e periferias do Brasil elaborados de forma colaborativa.
Ainda no sábado, das 12h às 17h, a livraria Suburbano Convicto, especializada em literatura marginal, terá um stand para exposição e comercialização de livros e publicações no jardim do Museu das Favelas. A partir das 14h, no Auditório Estouro, ocorre a segunda mesa de debate, sob o tema: ‘Cartografias periféricas: até onde vai meu mapa?‘. Para fechar a programação, a terceira e última mesa de debate da programação, sob o título: ‘Memórias periféricas: as diferentes formas de lembrar e esquecer’, no Auditório Estouro, das 16h às 18h.